Empreendedor criativo? Será?



A cada dia está mais fácil encontrar profissionais no início, transição ou consolidados em suas carreiras “largando” tudo o que se imagina de um trabalho perfeito (saudades VR) para correrem atrás dos seus projetos, ideias e sonhos, que um dia foram paralelos e hoje parecem uma solução mais próxima de saúde mental e profissional. Muitos podem ser os estímulos: a chegada de um filho, a não-perspectiva de um futuro naquele formato de trabalho ou ainda um dom que foi renegado durante muito tempo e agora está batendo na sua porta para vir à tona.


Ainda que existam hoje diversos canais de conteúdo sobre empreendedorismo, muitas vezes poucos falam a nossa língua e realmente nos engajam ao invés de nos confundir ainda mais.

Me lembro quando eu (Gi) e a Nati em 2016 resolvemos ir na nossa primeira feira do empreendedor do SEBRAE. Colocamos nossa melhor roupa e acreditávamos que naquele dia íamos sair de lá nos sentindo muito mais preparadas para começar nossa empreitada. Ao invés disso, o que encontramos foram conteúdos de alta qualidade, porém em uma linguagem extremamente distante da nossa realidade. Haviam tantas siglas e burocracia envolvidas que nos perguntamos mais de uma vez se só existia aquele caminho ou se nós éramos de fato capazes de passar por tudo aquilo. A única certeza que tínhamos era que uma das nossas responsabilidades com o nosso público empreendedor seria traduzir aquele momento para algo mais palpável e possível.


Como tirar essa venda dos olhos e se apoderar do título de empreendedor de fato?


Nós do Lobo demoramos um infinito pra nos apresentarmos como empreendedoras. Pode ser cultural ou uma construção social, mas nunca nos achávamos prontas o suficiente para encararmos esse papel e transformarmos o mindset de “projeto” para “negócio”. O que nos ajudou a digerir esse processo e entender que somos, de fato, empreendedoras criativas, foi o fato de nos conectarmos com muitos e muitas iguais a nós e nos conectarmos por identificação. Não queríamos consumir todo e qualquer curso sobre modelo de negócio, mas sim nos aproximarmos com pessoas que realmente iam nos ajudar a entender nosso cenário e mercado, nossa galera e, principalmente, como e aonde devíamos nos comunicar. Entender esses fatores é o que separa autônomos de negócios com propósito. Não que seja fácil, mas entender a história da sua marca e qual é a dor que você suprindo daqueles que se conectam com ela deixa o caminho mais claro e direto.


Mas o que é ser um empreendedor criativo?


Acredito que, hoje em dia, a grande maioria dos empreendedores são, na prática, criativos. As vezes não nos apropriamos desse termo por acharmos que apenas designers, ilustradores, músicos e artistas em geral poderiam ocupar esse cargo.

Mas a verdade é que: se você é criativo na hora de resolver problemas do seu dia-a-dia e entregar soluções para seu público, você é SIM um empreendedor criativo. Apenas saber o que você tem de diferente na essência da sua marca, já te coloca anos luz a frente no mercado e quanto mais você mapeia suas ações, conceitos, públicos, canais e a comunicação dentro de todos esses fatores, mais certeza você terá que é, sim, um empreendedor super criativo.

Esse é o primeiro post da série sobre empreendedorismo criativo que estamos preparando pra você que quer se aprofundar mais em algumas questões do seu negócio sem perder a essência que fez você repensar tudo pela primeira vez.

Gostaria de receber mais conteúdo como esse? Então entre em contato para inserirmos seu email em nossa lista de contatos ou fique sempre de olho por aqui! ;)


#lobocc #lobocentrocriativo #quallobovcalimenta #vemprolobo #empreendedorismocriativo #empreendedorcriativo #empreendedorismo #empreendedor


19 visualizações

fale com a gente

siga o lobo

nos faça uma visita

falecom@lobocc.com.br

11 5572.5319 (Fixo e Whatsapp)

Horário de Funcionamento:

de segunda à sexta-feira, das 10h às 20h30

sábados, das 10h às 14h

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Instagram do Espaço

Instagram da Loja

Curta nossa Página

Canal do Lobo

Rua Capitão Cavalcanti - 35A

Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP 04017-000

à 100m do metrô Vila Mariana

©2019 Lobo Centro Criativo - Todos os direitos reservados | CNPJ 26.125.322/0001-50