Você se acha uma fraude? Saiba mais sobre a Síndrome do Impostor


O que pode acontecer quando nós mesmos duvidamos da nossa capacidade e do nosso produto?

Muitas vezes, podemos nos sentir inseguros no caminho que estamos trilhando ou na qualidade do que fazemos e nos vemos com a sensação de “é agora, eles vão descobrir que eu sou uma farsa e tudo que eu fiz até agora é uma mentira”. O maior problema é que esse sentimento pode nos travar e nos impedir de trilhar um caminho promissor com o nosso negócio ou, em alguns casos, em outras áreas da nossa vida.


O que é a síndrome do impostor?

As pessoas que passam por essa síndrome nunca creditam seu sucesso à inteligência, competência ou habilidade pessoal. Além disso, a sensação de que, a qualquer momento, a sua incompetência será descoberta é sempre presente, resultando em uma baixa autoestima profissional. Estar nesse espectro faz você achar que nunca é bom o suficiente ou jamais será merecedor de alguma conquista.


Como saber se eu realmente estou passando por isso?

Para entender melhor se você se enquadra nesse caso, separei alguns pontos que podem identificar sintomas e ações referentes a essa síndrome:


01. Eu me esforço demais?

Você acha que seu trabalho nunca é bom ou você nunca produz o suficiente? Quando falo em esforço exagerado, me refiro a uma obsessão por mostrar resultados que justifiquem o seu sucesso. O famoso “quando atingirmos a meta, dobraremos a meta”. O problema desse caso é que nunca há tempo para comemorar as vitórias e valorizar as conquistas e a chance de decepção com a sensação de nunca alcançar um objetivo se torna muito maior.


02. Eu me julgo demais pelos meus erros?

Você se cobra em excesso ou tem intolerância às próprias falhas? Esses atos e a necessidade de agradar a todos são alguns dos traços das pessoas que se consideram impostoras. Acreditam que não são boas o bastante ou não merecem o sucesso que têm. Dão muito mais valor para os erros e fracassos do que para as pequenas e grandes conquistas.


03. Eu tenho medo de me expor?

Você tem medo de ser descoberto, avaliado e julgado ou tenta passar despercebido e evitar exposições? Normalmente são as pessoas que sofrem caladas e raramente dividem suas apreensões com alguém, justamente por terem medo do julgamento ou de serem “desmascarados”.


04. Eu procrastino muito?

Você tem o hábito de deixar tudo pra depois e não conseguir cumprir tarefas até o final? As pessoas com essa desordem têm o hábito de adiar tarefas e compromissos, porque são perfeccionistas e têm medo de que o resultado de seu trabalho seja insatisfatório e criticado por outros.


05. Eu me autossaboto?

Você se impede de evoluir ou sabota alguma conquista quando percebe que ela está se aproximando? O suposto impostor enxerga o fracasso como algo inevitável e, graças a alta carga de ansiedade, começa a agir de forma a minar suas próprias conquistas.


Como me libertar desse problema?

Uma dica essencial é tirar proveitos de possíveis falhas, que, inevitavelmente, vão acontecer uma hora ou outra. Escolha um objetivo para enfrentar, mas não foque no erro. Pense nas lições que pode tirar se fracassar. E, se por algum momento você voltar a pensar que uma hora todos vão descobrir que você é uma farsa, foque nas suas conquistas de tempos pra trás (não necessariamente financeiras, mas conquistas de objetivos, conteúdos, expansão de marca, aumento da sua base de leads e clientes, conquista de parceiros …). Isso com certeza vai te ajudar a acalmar essa ansiedade e te trazer de novo pro caminho mais saudável.


Para sair desse quadro, outro caminho seria um aconselhamento com um bom psicólogo para te auxiliar em uma busca por autoconhecimento.

O acompanhamento psicológico vai ajudar a descobrir quais são seus pontos fortes e talentos para fortalecê-los, assim como respeitar suas falhas e limitações, reformular o pensamento e compreender que ninguém é perfeito.


Não é fácil, mas se atentar e ter o diagnóstico é o primeiro passo para sair desse tipo de crise.

Já passou por isso ou conhece alguém que precisa ler esse texto? Compartilhe o nosso conteúdo e se inscreva em nossa news! :)

88 visualizações

fale com a gente

siga o lobo

nos faça uma visita

falecom@lobocc.com.br

11 5572.5319 (Fixo e Whatsapp)

Horário de Funcionamento:

de segunda à sexta-feira, das 10h às 20h30

sábados, das 10h às 14h

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Instagram do Espaço

Instagram da Loja

Curta nossa Página

Canal do Lobo

Rua Capitão Cavalcanti - 35A

Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP 04017-000

à 100m do metrô Vila Mariana

©2019 Lobo Centro Criativo - Todos os direitos reservados | CNPJ 26.125.322/0001-50